Jesus se fez pecado para nos salvar



A Palavra de Deus de hoje está em Números 21,4-9.

 

Na grande travessia do deserto, após Deus ter realizado muitas maravilhas de salvação em favor do seu povo, o mesmo povo começou a impacientar-se, e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo como está no versículo 5:

 

“Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”.

 

Em outras palavras, o povo pecou contra Deus instigado pelo diabo, por ignorância e ingratidão.  

 

“6Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel.”

 

Essas serpentes venenosas são simbólicas... Porque...

 

- A serpente é um símbolo do diabo que tenta o homem desde o livro do Gênesis;

 

- O pecado contamina a pessoa por dentro e as pessoas entre si;

 

- O pecado escraviza o pecador;

 

- O pecado infringe a Lei de Deus e o bom senso exige justiça e uma penalidade... Se eu vejo alguém matando alguém eu quero justiça, não é verdade? Assim também acontece com Deus. Deus é justo e exige justiça;

 

- O pecado mata... O salário do pecado é a morte.

 

Por isso Deus enviou serpentes venenosas “que os mordiam; e morreu muita gente em Israel.” Porque o pecado na verdade já é por si só uma serpente venenosa que gera muitas consequências negativas.

 

A Palavra de Deus continua dizendo que...

 

7O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo, 8e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente abrasadora e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”. 9Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.

 

Deus manda fazer uma serpente... Quem olhava para aquela serpente era curado. Aqui não se trata de idolatria. Como está escrito, a serpente de bronze era um sinal, só um sinal, e nada mais. Quem olhava para serpente, olhava para o seu pecado, tomava consciência do pecado e suas consequências, arrependia-se e era perdoado e curado.

 

Na verdade era a misericórdia de Deus que perdoava e curava o pecador arrependido. O livro da Sabedoria explica isto muito bem:

 

Sb 16,5 Quando caiu sobre eles a fúria terrível das feras, e morriam mordidos por serpentes tortuosas, tua cólera não durou até o fim. 6 Foram assustados por pouco tempo e como correção, mas receberam um sinal de salvação, para lhes recordar o mandamento da tua Lei. 7 Quem se voltava para o sinal era salvo, não pelo que via, mas graças a ti, o Salvador de todos. 8 Desse modo, convenceste os nossos inimigos de que és tu quem livra de todo o mal. 9 Porque eles morreram com as picadas de gafanhotos e moscas, e não houve remédio que os salvasse, pois mereciam ser assim castigados. 10 Quanto aos teus filhos, nem mesmo as presas de serpentes venenosas conseguiram vencê-los, porque a tua misericórdia interveio e os salvou. 11 Para que se lembrassem de tuas palavras, eram mordidos e logo depois curados, para não caírem no profundo esquecimento e serem excluídos de teus benefícios. 12 Não foi erva nem ungüento que os curou, e sim a tua palavra, Senhor, que cura todas as coisas. 13 Sim, porque tu tens poder sobre a vida e a morte, e fazes descer às portas do reino dos mortos, e de lá subir. 14 O homem, na sua maldade, pode matar, mas não é capaz de fazer voltar o espírito que se exalou, nem libertar a alma que foi recolhida no reino dos mortos.

 

Mas é no capítulo 3 do Evangelho segundo João que vamos entender definitivamente todo o significado do sinal da serpente de bronze erguida por Moisés no deserto. Porque Jesus mesmo vai dizer a partir do versículo 14 que,

 

Jo 3,14 Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, do mesmo modo é preciso que o Filho do Homem seja levantado. 15 Assim, todo aquele que nele acreditar, nele terá a vida eterna.»

 

Ou seja, o pecador não consegue se salvar sozinho porque, como vimos, o pecado contamina por dentro e por fora, o pecado escraviza, o pecado infringe a lei a deve ser penalizado e o pecado mata e aparta de Deus. Queiramos ou não, o pecado gera tudo isso da mesma forma que o vírus da aids também contamina o corpo. O pecador não consegue vencer o pecado sozinho da mesma forma que o aidético não consegue vencer a aids sozinho.

 

Não se trata só de esforço e boa vontade. O homem não consegue vencer o pecado sozinho e precisa de um salvador. Deus viu a difícil situação do homem e enviou o seu Filho para lhe salvar dando a sua vida em seu lugar.

 

Por isso Jesus continuou dizendo:

 

Jo 3,6 «Pois Deus amou de tal forma o mundo, que entregou o seu Filho único, para que todo o que nele acredita não morra, mas tenha a vida eterna. 17 De fato, Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, e sim para que o mundo seja salvo por meio dele. 18 Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus.

 

Só Jesus pode purificar o homem contaminado pelo vírus do pecado por dentro e por fora!

 

Só Jesus pode libertar o homem da escravidão do pecado.

 

O pecador infringiu a lei e por justiça deve ser punido. Jesus se fez pecado e morreu por nós na Cruz do Calvário. Foi assim que ele nos justificou.

 

O pecador apartou-se de Deus e Jesus nos reconciliou com Ele.

 

Aquela serpente de bronze que Moisés ergueu no deserto a mando de Deus tinha todo esse significado. Foi pedagogia de Deus para o povo daquela época, conforme meditamos no livro da Sabedoria. Mas foi sobretudo uma figura de Jesus, conforme ele falou no Evangelho de João. Jesus, que nunca cometeu pecado, se fez pecado por nós (simbolizado na serpente de bronze), para nos libertar dos nossos pecados e da morte, conforme está escrito:

 

2Cor 5,14 O amor de Cristo é que nos impulsiona, quando consideramos que um só morreu por todos, e conseqüentemente todos morreram. 15 Ora, Cristo morreu por todos, e assim, aqueles que vivem, já não vivem para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 17 Se alguém está em Cristo, é nova criatura. As coisas antigas passaram; eis que uma realidade nova apareceu. 21 Aquele que nada tinha a ver com o pecado, Deus o fez pecado por causa de nós, a fim de que por meio dele sejamos reabilitados por Deus.

 

O pecador não consegue se salvar sozinho nem do pecado e nem das consequências do pecado, porque não é questão sói de vontade ou de esforço. O pecado é maior que nós. Só Jesus pode nos salvar. Se temos fé em Jesus, somos salvos. Se não cremos, ou seja, se renegamos e rejeitamos, somos condenados, porque não acolhemos o Filho de Deus que veio para nos salvar:

                                                   

Jo 3,18 Quem acredita nele, não está condenado; quem não acredita, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho único de Deus.  


Pe. Marcos Oliveira


 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário