Cultura discipular




Cultura vem da Palavra Latina colere, que significa cuidar. Cuidar da terra. Daí o nomes agricultura, ou seja, cultura da terra.

 

Com o tempo a palavra cultura passou a significar toda interferência do homem na natureza em vista da sua sobrevivência nas diversas regiões e situações.

 

Os animais nascem preparados para viver em um determinado ambiente: peixe na água, pássaros no céu, macaco nas árvores, urso no gelo etc

 

Mas o homem nasce frágil e todo dependente.

 

Com o seu cérebro o homem vai interferindo na natureza e criando as condições para sobreviver: dominou o fogo para comer carne, esquentar-se e se defender de feras selvagens; cultivou plantas para se alimentar e domesticou animais; inventou o navio para nadar como os peixes e o avião para voar como os passarinhos, etc

 

Os animais nascem preparados para um ambiente, mas só conseguem viver nesse ambiente. O homem nasce frágil para viver em qualquer ambiente, mas com o seu cérebro vai criando os meios e formas para sobreviver e com o tempo consegue viver em diversos ambientes.

 

A cultura é o resultado dessa interferência do homem na natureza com o seu cérebro, inicialmente em vista da sua sobrevivência.

 

Esses conhecimentos, comportamentos e invenções vão se acumulando e sendo repassados de pais para filhos, de geração em geração.

 

Assim, cada povo e cada organização social tem a sua própria cultura, com a sua linguagem, símbolos, roupas, alimentos, costumes e valores morais.

 

Quando a criança nasce, ela nasce bem frágil e toda dependente dos seus pais. Ela vai adquirindo toda cultura dos pais na prática, a medida que vai crescendo e convivendo com eles e outras pessoas na família, escola, igreja e sociedade em geral.

 

A cultura gera um jeito de ser na pessoa, interferindo no seu modo de se comunicar, se comportar e até mesmo enxergar o mundo.

 

Diferentemente dos animais, o homem é um ser cultural, seja porque pode interferir na natureza e criar coisas para sobreviver, seja porque pode aprender toda bagagem cultural do seu povo e passá-la adiante.

 

A cultura nasce do homem e ao mesmo tempo o envolve por todos os lados e por dentro. Inconscientemente, a criança adquire até o sotaque e trejeitos dos seus pais, tamanha é a influência da cultura na sua vida.

 

A cultura passa a ser o mundo da pessoa e do seu relacionamento com outras pessoas.

 

Cultura discipular significa que devemos imitar, viver, pensar e agir do jeito que Jesus, São Paulo e os Apóstolos viviam, pensavam e agiam.

 

Cultura discipular significa que devemos criar ou cultivar um ambiente aonde todos que cheguem ao nosso convívio irão ser contagiados, reavivados no Espírito Santo e terão o desejo e a alegria de crescer no conhecimento da Palavra de Deus e viver como católicos verdadeiros.

 

Cultura é algo que se cultiva, é  algo que se constrói. Ela não cai pronta do céu.

 

O mundo construiu sua cultura pagã que contagia, deforma e incentiva para uma vida distante de Deus.

 

Temos que criar a Cultura Discipular... Como criar esta cultura na prática?

 

Att,

 

Pe. Marcos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário